domingo, 10 de março de 2013

Material para estudo


EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE

Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:
A)
Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.
B)
É uma espécie que dependeu das características biológicas para definir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar operações complexas.
C)
Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e culturas existentes.
D)
Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.
E)
Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras

Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:
A)
Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o comportamento humano é moldado conforme as características herdadas geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.
B)
Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo considerado é a diversidade cultural.
C)
Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nosso comportamento é determinado biologicamente.
D)
Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.
E)
Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.

Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas:

Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado ________________.


Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo acima de modo correto?
A)
antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.
B)
determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.
C)
social; cultural; antropologia.
D)
determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.
E)
estruturalismo; etnocentrismo; relativismo.

"A população européia tem por característica a frieza nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida pelo seu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias determinam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."

Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:
A)
determinismo geográfico.
B)
determinismo biológico.
C)
determinismo cultural.
D)
determinismo histórico.
E)
determinismo psicológico.

BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”. Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar:
A)
Sua teoria busca apoio nas ciências naturais para comprovar a origem biológica dos fenômenos culturais; a evolução cultural multilinear depende da herança genética de um povo.
B)
Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que essa sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades.
C)
Devemos compreender a cultura como um fenômeno puramente intelectivo de base filosófica, assim podemos explicar a importância dos símbolos para a Humanidade; as culturas mais particulares avançam mais e as outras menos.
D)
Cada hábito cultural deve estar relacionado com a necessidade de sobrevivência de um grupo; assim a particularidade de cada cultura se dá em função da criação de tecnologias diferentes.
E)
Não é possível compreender a diversidade cultural sem considerar a história universal humana que nos coloca em diferentes graus de evolução; assim, os povos mais atrasados não devem ser um padrão de referência para a evolução humana.

Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética. 
Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muita cultura”.

Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira:
A)
Ambas são idênticas, pois afirmam que a diferença de comportamento entre cada indivíduo é resultado de suas características inatas– que nascem com os indivíduos.
B)
Elas definem fenômenos diferentes. A primeira frase diz respeito à evolução biológica da humanidade, enquanto a segunda fala da evolução cultural de uma pessoa.
C)
Ambas mencionam a importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito científico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo senso comum.
D)
Essas definições se preocupam em demonstrar a importância da transmissão de conhecimentos através do perfil genético de um grupo social ou mesmo de um indivíduo.
E)
Essas frases definem fenômenos relacionados com a maior ou menor capacidade de transmitir e receber conhecimentos, ou seja, explica como em algumas culturas existe mais educação e em outras menos.
Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais. Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia:
A)

Que o ser humano se diferencia das demais espécies porque é superior biologicamente; possui inteligência, capacidades de uso da razão, e também habilidades motoras para fabricar instrumentos.
B)
A diferença, para Rousseau está baseada no fato do ser humano ter alma, pois é a única espécie capaz de reconhecer a criação divina.
C)
Somos todos dependentes de um governo centralizado que mantenha o comportamento baseado em regras, leis e normas; a moral é o que diferencia o ser humano das demais espécies.
D)
O que nos faz diferentes é nossa racionalidade e a cultura letrada, a capacidade de erudição sobre diferentes temas do conhecimento.
E)
O papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se deve à educação, sem a qual não seríamos muito diferentes das demais espécies.

Leia esse trecho do livro CULTURA – um conceito antropológico (LARAIA, R. B, pgs. 33-34) e responda de acordo com a alternativa correta:

 “Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. (...) por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘ sociedades mais avançadas’.”

 Esse trecho descreve corretamente a seguinte teoria:
A)
Relativismo cultural.
B)
Progresso cultural.
C)
Socialização.
D)
Evolucionismo social.
E)
Desenvolvimento padrão

Sobre a cultura e a diversidade cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a que está correta.
A)
Cultura diz respeito à humanidade como um todo, pois todos os povos desenvolvem cultura. Mas também é possível afirmar que cada cultura possui uma lógica interna, e isso a diferencia de todas as outras.
B)
Cultura deve ser compreendida como uma questão de evolução; há povos mais capazes de evoluir e desenvolver uma cultura melhor, enquanto outros permanecem estagnados.
C)
Não há como afirmar que a cultura é uma característica humana, pois cada povo desenvolve uma cultura diferente.
D)
A cultura é humana. Não há como afirmar que existem culturas particulares, pois é a evolução humana determina o comportamento dos membros de sua espécie.
E)
Nas relações internacionais não há hierarquia entre as diferentes culturas; todas são vistas como expressão da imensa criatividade humana.

O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado pela Antropologia:

A)
Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.
B)
Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez que deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.
C)
Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças culturais.
D)
Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural.
E)
Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, pois cada cultura possui uma lógica própria de mundo.

Sugestão

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só!" Em outras palavras, a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer.
(LARAIA, R.B. Cultura – um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 2005, pg.62)
A)
A cultura que um indivíduo desenvolve faz parte de suas características biológicas.
B)
Para desenvolver a cultura, é necessário viver mil vidas e ampliar as possibilidades para ouso de nosso equipamento biológico.
C)
Uma criança não pode ser exposta a uma cultura diferente daquela de seus pais, pois não teria capacidade de adaptação genética.
D)
Qualquer ser humano está apto geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois seu contexto real e específico é o que modela o comportamento.
E)
A amplitude da diversidade cultural pode ser justificada pelos limites genéticos de cada população; cada uma se desenvolve um programa de acordo com o equipamento biológico.

Sugestão
Identifique abaixo a frase que considera cultura como um sistema adaptativo.
A)
As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento pela necessidade de adaptação ao meio.
B)
Cultura é um sistema simbólico criado acumulativamente pela mente humana para adaptar uma cultura às outras.
C)
Cultura é um sistema de conhecimento, consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.
D)
O pensamento humano está submetido a regras inconscientes, ou seja, um conjunto de princípios que controlam as manifestações concretas de um grupo social.
E)
As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento baseados em programas mentais.

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só!" Em outras palavras, a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer.
(LARAIA, R.B. Cultura – um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 2005, pg.62)
A)
A cultura que um indivíduo desenvolve faz parte de suas características biológicas.
B)
Para desenvolver a cultura, é necessário viver mil vidas e ampliar as possibilidades para ouso de nosso equipamento biológico.
C)
Uma criança não pode ser exposta a uma cultura diferente daquela de seus pais, pois não teria capacidade de adaptação genética.
D)
Qualquer ser humano está apto geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois seu contexto real e específico é o que modela o comportamento.
E)
A amplitude da diversidade cultural pode ser justificada pelos limites genéticos de cada população; cada uma se desenvolve um programa de acordo com o equipamento biológico

Identifique abaixo a frase que considera cultura como um sistema adaptativo.
A)
As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento pela necessidade de adaptação ao meio.
B)
Cultura é um sistema simbólico criado acumulativamente pela mente humana para adaptar uma cultura às outras.
C)
Cultura é um sistema de conhecimento, consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.
D)
O pensamento humano está submetido a regras inconscientes, ou seja, um conjunto de princípios que controlam as manifestações concretas de um grupo social.
E)
As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento baseados em programas mentais.

Assinale a alternativa correta.
Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando:
A)
Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a respeito da origem e da evolução humana.
B)
Ocorre a cura de doenças em função de rituais que fazem parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de medicação ou cirurgias.
C)
Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros mais avançados do organismo humano.
D)
Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com outros da cultura ocidental, por exemplo.
E)
Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha.

Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma das características dela é a DINÂMICA. As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências:
A)
Apenas internas, que acontecem principalmente quando os indivíduos desse grupo percebem que precisam se diferenciar das gerações anteriores, sobretudo pais e avós.
B)
Internas, que acontecem quando as soluções da herança cultural já não satisfazem os indivíduos ou quando há uma grande descoberta; e externas, quando o contato com outros povos traz novas formas de comportamento e soluções de mundo.
C)
Internas, que acontecem apenas quando o conhecimento acumulado é suficiente para uma revolução tecnológica ou de comportamento; e externas, que acontecem quando uma guerra atinge a população de outro país (vizinho, ou com a mesma cultura/tradições) modificando assim seu comportamento.
D)
Apenas externas, que podem acontecer tanto em função da inclusão de indivíduos de outro grupo cultural (imigrações).
E)
Da necessidade de modernizar, pois toda sociedade tende a abandonar soluções muito tradicionais, uma vez que os indivíduos preferem as “novidades”.

É muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam de região ou de país e que não conseguem se adaptar aos hábitos locais ou ao novo convívio social. A explicação da Antropologia para este fato pode ser assinalada corretamente como segue:
A)
A cultura interfere no plano biológico, por isso os indivíduos não aceitam hábitos diferentes daqueles que já adquiriram.
B)
A cultura é dinâmica, e os costumes mudam tanto de uma região e de um país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para se adaptar.
C)
A cultura condiciona a visão de mundo do homem, por isso muitos indivíduos enfrentam dificuldades de adaptação a uma nova forma de relação com o mundo.
D)
Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, por isso de uma região para outra os hábitos podem ser muito diferentes e provocar essa dificuldade.
E)
A cultura tem uma lógica própria, o que gera indivíduos incapazes de se adaptar a uma nova lógica.

A cultura de um grupo social é uma matriz de referência de comportamento a todos os indivíduos. É possível observarmos certo padrão de valores e hábitos que caracteriza cada grupo humano tomado como um todo.
 Entretanto, a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivíduos participam de forma diferenciada.

Aponte a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima.
A)
Os indivíduos têm formas diferentes de participar de sua cultura em consequência de sua herança genética que pode favorecer certos tipos de comportamento ou mesmo dificultá-los.
B)
Essa diferenciação ocorre pois cada grupo cria mecanismos de diferenciação que podem se basear na classe social, na idade ou no sexo; isso se deve à impossibilidade de todos receberem a totalidade das informações do conjunto de sua cultura.
C)
Nem sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos elementos; cada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que são determinados através do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que pode favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros.
D)
Os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre que a visão de mundo interfere no plano biológico; isso ocorre porque a cultura é dinâmica.
E)
Apesar de afirmar que os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura, a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre.


A prática do preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática do preconceito podemos associar corretamente os conceitos de:
A)
relativismo cultural e integração cultural;
B)
tolerância interétnica e diversidade cultural;
C)
intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;
D)
multiculturalismo e identidade racial;
E)
identidade contrastiva e identidade relacional.


Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo.
À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de:
A)
multiculturalismo e identidade racial;
B)
intolerância étnica e diversidade cultural;
C)
intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;
D)

relativismo cultural e respeito à diversidade étnica; tolerância interétnica;

E)
identidade contrastiva e identidade relacional.


Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue.
“Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens”.
(Declaração redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da Unesco em Paris)


“Nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”.
Claude Lévi-Strauss, “Raça e cultura”

Os dois pensamentos citados acima têm como objetivo:
A)
confirmar as teses que atribuíram características e aptidões raciais inatas.
B)
afirmar que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.
C)

negar a grande diversidade cultural da espécie humana.
D)
legitimar a hierarquia de raças.
E)

negar as teses deterministas biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.


Leia o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo, e responda conforme o que se pede a seguir.

Folha - A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard, Lawrence Summers, que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências exatas?
Collin
- Ele disse isso?
Folha - Disse.
Collin
- É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.
Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.
Folha - No entanto, testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros países do mundo mostram que meninos têm, em média, melhor desempenho em matemática, enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua materna. Negar essas diferenças não prejudica o entendimento dessa questão?
Collin
- Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas, elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Se for realmente verdade, e não estou dizendo que é, isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior, mesmo se estudar na mesma classe. Essas diferenças, caso existam, são muito sensíveis ao contexto cultural.”

(Jornal Folha de São Paulo, Segunda-feira, 2 de maio de 2005, “ENTREVISTA DA 2ª” com FRANÇOISE COLLIN, por ANTÔNIO GOIS)

De acordo com a posição que Françoise Collin assume nesta entrevista, qual das afirmações abaixo é INCORRETA :
A)
a constituição genética feminina é o que determina o pior desempenho das mulheres em matemática.
B)

homens e mulheres agem diferentemente sobretudo por terem sempre recebido um aprendizado diferenciado.
C)
é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas geneticamente.
D)
uma menina que recebeu menos incentivo de seu grupo cultural para gostar de matemática tenderá a ter um desempenho mais fraco do que o de um menino que tenha sido estimulado a gostar das ciências exatas.
E)
as diferentes aptidões de homens e mulheres não se devem a causas naturais.


A história de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue:
A)
A história precisa ser conhecida pelos indivíduos de um grupo, do contrário eles não podem ser influenciados por ela.

B)
É através da relação com a história através de uma herança cultural, que não se dá de forma consciente, que os indivíduos atuam em uma sociedade.
C)
Apesar de percebermos a influência da história em nossa cultura, não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso.
D)
Os mesmos fenômenos históricos afetam de forma idêntica culturas que são diferentes.
E)
É principalmente através da cultura material que percebemos a influência da história em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nos influencia tanto.


Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações:
A)

Nossa sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. A essa imposição denominamos cultura de massa.
B)

Não podemos saber exatamente que tipo de influência cultural cada indivíduo recebeu em nossa sociedade, pois as culturas erudita, popular e de massa são muito semelhantes entre si.
C)

A história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. As pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura.
D)
Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.
E)
Apesar da influência da cultura de massa no gosto de grande parcela da população, os indivíduos que fazem parte da massa não se deixam influenciar em termos de comportamento pelo gosto alheio.


Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. Essa colocação está:
A)
Errada, pois a massa significa apenas uma grande quantidade de pessoas, não atingindo a afetividade dos indivíduos.
B)

Correta, pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que os indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.
C)

Correta, pois ao mesmo tempo em que falar em massa significa falar em um grande número de pessoas, elas são afetadas psicologicamente, pois resistem às possíveis influências dos meios de comunicação de massa, o que as torna estressadas.
D)

Errada, pois não é possível perceber como o fenômeno associado à existência de uma massa de pessoas pode afetar psicologicamente os indivíduos.
E)
Correta em termos, pois ao mesmo tempo em que podemos perceber que fazer parte da massa significa que há muitas pessoas envolvidas em processos semelhantes, não há evidências de que isso possa afetar psicologicamente os indivíduos.


Quando pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que são característicos desse grupo, que são seu patrimônio.

Essa ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de cultura?
A)

cultura erudita.
B)
cultura de classe.
C)

cultura popular.
D)
cultura de massa.
E)

cultura patrimonial.


Algumas pessoas acreditam que a cultura não tem qualquer relação com a economia ou com a política. Assinale a alternativa correta:
A)

Não é possível afirmar que o domínio econômico por uma classe social ou por um país possa interferir na cultura de uma sociedade, ou de diferentes sociedades.
B)

A economia interfere na cultura, e isto pode ser percebido através dos desempregados, que não têm dinheiro para fazer cursos, ou mesmo ir ao cinema; mas a política não tem capacidade de interferir na cultura.
C)
A política pode interferir na cultura, e isto pode ser percebido pela necessidade do Estado investir em educação, por exemplo; mas a economia não tem capacidade de interferir na cultura.
D)

Sim, economia e política têm muita relação com a cultura, por isso é que todos reconhecem a importância de impedir o acesso à educação e todas as formas de arte e lazer para que seja dada mais prioridade para a economia e a produção industrial.
E)
Não podemos discutir cultura ignorando as relações de poder; a cultura é um produto da história coletiva onde as forças da sociedade se confrontam para transformá-la e se beneficiar.

Sabemos que existe uma relação entre o desenvolvimento da sociedade capitalista e a forma como a cultura é compreendida e utilizada nos dias de hoje. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A)
A ciência e o domínio dos saberes culturais estão associados ao desenvolvimento do progresso atualmente, e o capitalismo necessita uma constante transformação, por isso os centros de poder se preocupam com a cultura.
B)
Para o capitalismo, a única importância que tem a cultura é como um fenômeno que permite compreender as crenças e hábitos de um povo, para produzir teses a esse respeito.
C)
Na sociedade capitalista, a cultura é utilizada como uma forma de manter a sociedade sem grandes transformações, para que a ordem social sempre permaneça a mesma.
D)
Para o capitalismo, o aspecto que mais interessa da cultura é a produção de tecnologia e todos os saberes técnicos; a arte, a ciência e a diversão não são de grande interesse.
E)
No processo de desenvolvimento capitalista, a cultura se transformou em uma forma de compreender a diversidade, por isso não há muita preocupação com aspectos culturais de nossa sociedade.

Existe um termo bastante utilizado hoje em dia para fazer referência à relação entre política, economia e cultura, que é o de “democratização da cultura”. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A)
Para democratizar a cultura é necessário que as classes com pouco poder aquisitivo tenham acesso aos produtos da cultura erudita.
B)
Uma verdadeira política de democratização cultural deve assegurar que todas as formas de manifestação cultural possam circular em toda a sociedade, garantindo a todos o acesso tanto à cultura erudita, como à cultura popular.
C)
Não há como democratizar verdadeiramente a cultura, pois apenas com muito investimento econômico se consegue uma cultura de qualidade, e a cultura popular por exemplo, mesmo com investimento não consegue qualidade.
D)
Democratizar a cultura significa levar a cultura popular para as classes sociais mais privilegiadas, pois essas não conseguem ter acesso às verdadeiras manifestações de seu povo.
E)
A cultura erudita não precisa de políticas de democratização cultural, pois já existe um grande investimento voltado para ela; já a cultura popular depende apenas do Estado, e não do mercado, por isso há a necessidade de planos de democratização para essa cultura.

Além da diversidade cultural existe a desigualdade cultural. Sobre isso assinale a afirmativa correta:
A)
Desigualdade cultural deve ser um termo utilizado para o fato de que em todos os lugares, cada povo produz seu próprio modo de vida, e diversidade cultural deve ser utilizado para o fato de que cada grupo social, dependendo de sua posição econômica, pode ter mais acesso aos bens de uma cultura, como educação, artes e lazer.
B)
A diversidade cultural existe apenas de uma sociedade para as outras, enquanto a desigualdade cultural é um fenômeno que só pode ser percebido dentro de cada cultura.
C)
A diversidade cultural se refere aos diferentes modos de vida, saberes, tradições e hábitos de um povo; já a desigualdade cultural se refere às desigualdades econômicas que fazem com que os grupos dominantes economicamente tenham mais privilégios à produção cultural como a educação, as artes, o lazer e assim por diante.
D)
Tanto a diversidade como a desigualdade cultural fazem parte apenas das culturas mais evoluídas no capitalismo atualmente.
E)
A diversidade cultural existe em todas as culturas, mas a desigualdade cultural existe apenas em sociedades pouco evoluídas no capitalismo, que ainda não conseguiram muito progresso técnico.



Uma característica marcante das identidades culturais no mundo globalizado contemporâneo é a que segue:
A)

a imposição de um único modelo referencial para a constituição das identidades, anulando a possibilidade da diversidade cultural;
B)
tem predominado a consciência sobre a necessidade de respeitar a diversidade cultural, por isso existe uma intensa troca de experiências culturais para definir todas as identidades atualmente;
C)
as identidades nacionais passam a ser mais importantes que as identidades globalizadas e desenraizadas;
D)
deixa de existir um único modelo de referências simbólicas para a construção das identidades, surgindo um número imenso de identidades grupais dentro de uma mesma sociedade;
E)
existe uma maior flexibilidade para que cada sociedade escolha qual cultura quer adotar como modelo; esse processo é portanto unicamente de caráter político, pois pressupõe que uma sociedade se posicione criticamente em relação ao multiculturalismo presente na mundialização cultural.

Ao nos depararmos com a diferença, existe uma tendência a criarmos o que se chama de “estereótipo”. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
A)

Criar estereótipo é equivalente a rotular uma pessoa ou um grupo, ou seja, identificar as características mais importantes para definir sua identidade.
B)
Estereotipar as pessoas é uma forma imparcial e legítima no contato com a diferença, uma vez que é um recurso que determina relações de reciprocidade.
C)

Ao definirmos as características essenciais de um grupo, devemos respeitar suas características próprias através do estereótipo.
D)

O fato de estereotipamos pessoas ou grupos demonstra que identidades culturais não podem ser conteúdo de disputas políticas, pois identidades fazem parte de definições pessoais e não do jogo social.
E)

Quando distorcemos a identidade do outro, inferiorizando-o por causa de algum traço marcante de sua identidade.


O preconceito além de ser um mecanismo etnocêntrico de proteção das identidades sociais e culturais também pode funcionar como uma venda que impede os sujeitos de ver o mundo.
A)

sim, a afirmativa está correta, pois o preconceito e o etnocentrismo são as únicas práticas possíveis para que as diferenças culturais e valorativas dos sujeitos possam ser preservadas gerando uma visão que adapta o sujeito à sua própria cultura.
B)

sim, a afirmativa está correta, pois o preconceito é uma forma exacerbada de etnocentrismo e isso impede os sujeitos de atingirem uma experiência social mais próxima da totalidade que pode ocorrer quando incluímos o outro.
C)

não, a afirmativa está errada, pois o preconceito não é um mecanismo etnocêntrico e sim uma forma de intolerância com a diferença.
D)

não, a afirmativa está errada, pois a visão de mundo dos sujeitos não pode ser pode ser limitada pelo preconceito, e sim pelos filtros simbólicos da realidade.
E)
tudo é relativo, e muitas vezes o preconceito pode ajudar a aproximar as pessoas.


A importância da pesquisa de campo na observação antropológica do outro, pode ser corretamente associada com:
A)
pelo fato de terem oportunidade de conviver com o “outro”, os antropólogos podem compreender melhor e desenvolver planos de ação mais viáveis para as culturas estudadas, interferindo naquela realidade.
B)

o antropólogo necessita apoio áudio-visual de uma equipe especializada, pois a permanência em campo exige o registro imediato de todas as situações vividas.
C)

a antropologia aconselha aos pesquisadores que não abram mão de seus próprios valores, não se deixando influenciar pelo “outro” na experiência da observação participante.
D)
esse tipo de pesquisa exige uma mudança de valores por parte do pesquisador, para que seja possível compreender o “outro” a partir de sua própria visão de mundo.
E)

o objetivo da pesquisa de observação participante é dar voz ao “outro”; ao dar oportunidade do outro se posicionar, o antropólogo pode permanecer imparcial, sem se deixar influenciar pelas opiniões de seus entrevistados.



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