EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE
Entre as características que definem e marcam as
especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam,
podemos apontar:
A)
Organiza
agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de
práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.
B)
É uma espécie que dependeu das características biológicas
para definir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras
espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar
operações complexas.
C)
Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma
história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e
culturas existentes.
D)
Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga
genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do
tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.
E)
Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural,
a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie
diferente das outras
Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é
correto afirmar:
A)
Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o
comportamento humano é moldado conforme as características herdadas
geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.
B)
Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo
considerado é a diversidade cultural.
C)
Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em
alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nosso
comportamento é determinado biologicamente.
D)
Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas
depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.
E)
Ambas
teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se
desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um
povo.
Leia
o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas:
Desde
a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de
comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais
diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a
partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de
comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades
biológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________
são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a
Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se
realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo
denominado ________________.
Quais
são os termos que completam na sequência o parágrafo acima de modo correto?
A)
antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.
B)
determinismo
biológico; determinismo geográfico; endoculturação.
C)
social; cultural; antropologia.
D)
determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.
E)
estruturalismo; etnocentrismo; relativismo.
"A população européia tem por característica a frieza
nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida pelo seu calor
humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os
brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias
determinam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a
alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."
Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:
Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:
A)
determinismo
geográfico.
B)
determinismo biológico.
C)
determinismo cultural.
D)
determinismo histórico.
E)
determinismo psicológico.
BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO,
chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma
evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não
podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada
povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual
podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”. Assim, entre seus
pressupostos, é correto assinalar:
A)
Sua teoria busca apoio nas ciências naturais para comprovar
a origem biológica dos fenômenos culturais; a evolução cultural multilinear
depende da herança genética de um povo.
B)
Cada cultura segue os
seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que essa
sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras
sociedades.
C)
Devemos compreender a cultura como um fenômeno puramente
intelectivo de base filosófica, assim podemos explicar a importância dos
símbolos para a Humanidade; as culturas mais particulares avançam mais e
as outras menos.
D)
Cada hábito cultural deve estar
relacionado com a necessidade de sobrevivência de um grupo; assim a
particularidade de cada cultura se dá em função da criação de tecnologias
diferentes.
E)
Não é possível compreender a diversidade cultural sem
considerar a história universal humana que nos coloca em diferentes graus de
evolução; assim, os povos mais atrasados não devem ser um padrão de referência
para a evolução humana.
Em
1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo
aquilo que independe de uma transmissão genética.
Além
dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou
menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muita cultura”.
Essas
duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte
maneira:
A)
Ambas são idênticas, pois afirmam que a diferença de
comportamento entre cada indivíduo é resultado de suas características inatas–
que nascem com os indivíduos.
B)
Elas definem fenômenos diferentes. A primeira frase diz
respeito à evolução biológica da humanidade, enquanto a segunda fala da
evolução cultural de uma pessoa.
C)
Ambas mencionam a
importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito
científico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no
segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo
senso comum.
D)
Essas definições se preocupam em demonstrar a importância da
transmissão de conhecimentos através do perfil genético de um grupo social ou
mesmo de um indivíduo.
E)
Essas frases definem fenômenos relacionados com a maior ou
menor capacidade de transmitir e receber conhecimentos, ou seja, explica como
em algumas culturas existe mais educação e em outras menos.
Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate
sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais.
Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia:
A)
Que
o ser humano se diferencia das demais espécies porque é superior biologicamente;
possui inteligência, capacidades de uso da razão, e também habilidades motoras
para fabricar instrumentos.
B)
A diferença, para Rousseau está baseada no fato do ser
humano ter alma, pois é a única espécie capaz de reconhecer a criação divina.
C)
Somos todos dependentes de um governo centralizado que
mantenha o comportamento baseado em regras, leis e normas; a moral é o que
diferencia o ser humano das demais espécies.
D)
O que nos faz diferentes é nossa racionalidade e a cultura
letrada, a capacidade de erudição sobre diferentes temas do conhecimento.
E)
O
papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se
deve à educação, sem a qual não seríamos muito diferentes das demais espécies.
Leia
esse trecho do livro CULTURA – um conceito antropológico (LARAIA, R. B, pgs.
33-34) e responda de acordo com a alternativa correta:
“Uma
série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das
instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos
sociais da atualidade. (...) por detrás de cada um destes estudos predominava,
então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma
que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham
sido percorridas pelas ‘ sociedades mais avançadas’.”
Esse
trecho descreve corretamente a seguinte teoria:
A)
Relativismo cultural.
B)
Progresso cultural.
C)
Socialização.
D)
Evolucionismo
social.
E)
Desenvolvimento padrão
Sobre
a cultura e a diversidade cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a
que está correta.
A)
Cultura diz respeito
à humanidade como um todo, pois todos os povos desenvolvem cultura. Mas também
é possível afirmar que cada cultura possui uma lógica interna, e isso a
diferencia de todas as outras.
B)
Cultura deve ser compreendida como uma questão de evolução;
há povos mais capazes de evoluir e desenvolver uma cultura melhor, enquanto
outros permanecem estagnados.
C)
Não há como afirmar que a cultura é
uma característica humana, pois cada povo desenvolve uma cultura diferente.
D)
A cultura é humana. Não há como
afirmar que existem culturas particulares, pois é a evolução humana determina o
comportamento dos membros de sua espécie.
E)
Nas relações internacionais não há
hierarquia entre as diferentes culturas; todas são vistas como expressão da
imensa criatividade humana.
O
etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o
“diferente”, é considerado pela Antropologia:
A)
Uma
forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir
mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.
B)
Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez
que deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.
C)
Uma forma correta para qualquer cultura se defender das
mudanças culturais.
D)
Uma forma distorcida de
considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a
diversidade cultural.
E)
Uma forma distorcida de
considerarmos as diferenças culturais, pois cada cultura possui uma lógica
própria de mundo.
Sugestão
Leia
o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:
Assim,
para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa,
e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que
consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a
Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser
finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver
mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só!" Em outras palavras,
a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente.
Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real
e específico onde de fato ela crescer.
(LARAIA,
R.B. Cultura – um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 2005, pg.62)
A)
A cultura que um indivíduo desenvolve faz parte de suas
características biológicas.
B)
Para
desenvolver a cultura, é necessário viver mil vidas e ampliar as possibilidades
para ouso de nosso equipamento biológico.
C)
Uma criança não pode ser exposta a uma cultura diferente
daquela de seus pais, pois não teria capacidade de adaptação genética.
D)
Qualquer ser humano está apto
geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois seu contexto real e
específico é o que modela o comportamento.
E)
A amplitude da diversidade cultural
pode ser justificada pelos limites genéticos de cada população; cada uma se
desenvolve um programa de acordo com o equipamento biológico.
Sugestão
Identifique abaixo a frase que
considera cultura como um sistema adaptativo.
A)
As comunidades desenvolvem
tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento
pela necessidade de adaptação ao meio.
B)
Cultura é um sistema simbólico criado acumulativamente pela
mente humana para adaptar uma cultura às outras.
C)
Cultura é um sistema de conhecimento, consiste em tudo
aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável
dentro de sua sociedade.
D)
O pensamento humano está submetido a
regras inconscientes, ou seja, um conjunto de princípios que controlam as
manifestações concretas de um grupo social.
E)
As comunidades
desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo padrões de
comportamento baseados em programas mentais.
Leia
o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:
Assim,
para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa,
e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que
consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a
Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser
finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver
mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só!" Em outras palavras,
a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente.
Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real
e específico onde de fato ela crescer.
(LARAIA,
R.B. Cultura – um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 2005, pg.62)
A)
A cultura que um indivíduo desenvolve faz parte de suas
características biológicas.
B)
Para desenvolver a cultura, é
necessário viver mil vidas e ampliar as possibilidades para ouso de nosso
equipamento biológico.
C)
Uma criança não pode ser exposta a uma cultura diferente
daquela de seus pais, pois não teria capacidade de adaptação genética.
D)
Qualquer
ser humano está apto geneticamente a ser socializado em qualquer cultura, pois
seu contexto real e específico é o que modela o comportamento.
E)
A amplitude da diversidade cultural
pode ser justificada pelos limites genéticos de cada população; cada uma se
desenvolve um programa de acordo com o equipamento biológico
Identifique abaixo a frase que
considera cultura como um sistema adaptativo.
A)
As
comunidades desenvolvem tecnologias e modos de organização econômica, ou mesmo
padrões de comportamento pela necessidade de adaptação ao meio.
B)
Cultura é um sistema simbólico criado acumulativamente pela
mente humana para adaptar uma cultura às outras.
C)
Cultura é um sistema de conhecimento, consiste em tudo
aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável
dentro de sua sociedade.
D)
O pensamento humano está submetido a
regras inconscientes, ou seja, um conjunto de princípios que controlam as
manifestações concretas de um grupo social.
E)
As comunidades desenvolvem tecnologias e modos de
organização econômica, ou mesmo padrões de comportamento baseados em programas
mentais.
Assinale a alternativa correta.
Conforme
Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é
apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se
fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência
com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no
plano biológico, quando:
A)
Uma cultura conquista domínio sobre as explicações
científicas a respeito da origem e da evolução humana.
B)
Ocorre
a cura de doenças em função de rituais que fazem parte dos hábitos e tradições
de uma cultura, sem uso de medicação ou cirurgias.
C)
Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para
parâmetros mais avançados do organismo humano.
D)
Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico
distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com
outros da cultura ocidental, por exemplo.
E)
Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças
alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha.
Toda
cultura muda com o passar do tempo, pois uma das características dela é a DINÂMICA.
As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências:
A)
Apenas internas, que acontecem principalmente quando os
indivíduos desse grupo percebem que precisam se diferenciar das gerações
anteriores, sobretudo pais e avós.
B)
Internas, que
acontecem quando as soluções da herança cultural já não satisfazem os
indivíduos ou quando há uma grande descoberta; e externas, quando o contato com
outros povos traz novas formas de comportamento e soluções de mundo.
C)
Internas, que acontecem apenas
quando o conhecimento acumulado é suficiente para uma revolução tecnológica ou
de comportamento; e externas, que acontecem quando uma guerra atinge a
população de outro país (vizinho, ou com a mesma cultura/tradições) modificando
assim seu comportamento.
D)
Apenas externas, que podem acontecer tanto em função da
inclusão de indivíduos de outro grupo cultural (imigrações).
E)
Da necessidade de modernizar, pois
toda sociedade tende a abandonar soluções muito tradicionais, uma vez que os
indivíduos preferem as “novidades”.
É muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam
de região ou de país e que não conseguem se adaptar aos hábitos locais ou ao
novo convívio social. A explicação da Antropologia para este fato pode ser
assinalada corretamente como segue:
A)
A cultura interfere no plano biológico, por isso os indivíduos
não aceitam hábitos diferentes daqueles que já adquiriram.
B)
A cultura é dinâmica, e os costumes mudam tanto de uma
região e de um país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para
se adaptar.
C)
A cultura condiciona
a visão de mundo do homem, por isso muitos indivíduos enfrentam dificuldades de
adaptação a uma nova forma de relação com o mundo.
D)
Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, por
isso de uma região para outra os hábitos podem ser muito diferentes e provocar
essa dificuldade.
E)
A cultura tem uma lógica própria, o que gera indivíduos
incapazes de se adaptar a uma nova lógica.
A cultura de um grupo social é
uma matriz de referência de comportamento a todos os indivíduos. É possível
observarmos certo padrão de valores e hábitos que caracteriza cada grupo humano
tomado como um todo.
Entretanto,
a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivíduos participam
de forma diferenciada.
Aponte
a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima.
A)
Os indivíduos têm formas diferentes de participar de sua cultura
em consequência de sua herança genética que pode favorecer certos tipos de
comportamento ou mesmo dificultá-los.
B)
Essa diferenciação
ocorre pois cada grupo cria mecanismos de diferenciação que podem se basear na
classe social, na idade ou no sexo; isso se deve à impossibilidade de todos
receberem a totalidade das informações do conjunto de sua cultura.
C)
Nem sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos
elementos; cada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que são
determinados através do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que pode
favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros.
D)
Os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre
que a visão de mundo interfere no plano biológico; isso ocorre porque a cultura
é dinâmica.
E)
Apesar de afirmar que os indivíduos se diferenciam dentro de
uma cultura, a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre.
A prática do preconceito étnico é comum e tem sido
determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências
humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática do
preconceito podemos associar corretamente os conceitos de:
A)
relativismo cultural e integração cultural;
B)
tolerância interétnica e diversidade cultural;
C)
intolerância
interétnica; etnocentrismo; estereótipo;
D)
multiculturalismo e identidade
racial;
E)
identidade contrastiva e identidade
relacional.
Praticar
o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e
desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência
no mundo contemporâneo.
À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das
ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de:
A)
multiculturalismo e identidade
racial;
B)
intolerância étnica e diversidade cultural;
C)
intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;
D)
relativismo cultural e respeito à
diversidade étnica; tolerância interétnica;
E)
identidade
contrastiva e identidade relacional.
Leia os trechos abaixo e responda
conforme o que segue.
“Os
dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a
qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância
primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e
as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos
informam, pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo pela
história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram um papel
preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua
plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela
constitui, de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens”.
(Declaração
redigida por vários cientistas em 1950, no pós-nazismo, no encontro da Unesco
em Paris)
“Nada,
no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade
intelectual de uma raça em relação à outra”.
Claude
Lévi-Strauss, “Raça e cultura”
Os
dois pensamentos citados acima têm como objetivo:
A)
confirmar as teses que atribuíram características e aptidões
raciais inatas.
B)
afirmar que as diferenças do ambiente físico condicionam a
diversidade cultural.
C)
negar
a grande diversidade cultural da espécie humana.
D)
legitimar a hierarquia de raças.
E)
negar as teses deterministas
biológicas, lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de
discriminação e de exploração.
Leia
o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo, e responda
conforme o que se pede a seguir.
“Folha
- A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard, Lawrence
Summers, que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres
poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências
exatas?
Collin - Ele disse isso?
Collin - Ele disse isso?
Folha
- Disse.
Collin - É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.
Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.
Collin - É um comentário estúpido. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando.
Ele foi processado e, no processo, várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo.
Folha
- No entanto, testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros
países do mundo mostram que meninos têm, em média, melhor desempenho em
matemática, enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua
materna. Negar essas diferenças não prejudica o entendimento dessa questão?
Collin - Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas, elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Se for realmente verdade, e não estou dizendo que é, isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior, mesmo se estudar na mesma classe. Essas diferenças, caso existam, são muito sensíveis ao contexto cultural.”
Collin - Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas, elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Se for realmente verdade, e não estou dizendo que é, isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior, mesmo se estudar na mesma classe. Essas diferenças, caso existam, são muito sensíveis ao contexto cultural.”
(Jornal
Folha de São Paulo, Segunda-feira, 2 de maio de 2005, “ENTREVISTA DA 2ª” com
FRANÇOISE COLLIN, por ANTÔNIO GOIS)
De
acordo com a posição que Françoise Collin assume nesta entrevista, qual das
afirmações abaixo é INCORRETA :
A)
a constituição
genética feminina é o que determina o pior desempenho das mulheres em
matemática.
B)
homens e
mulheres agem diferentemente sobretudo por terem sempre recebido um aprendizado
diferenciado.
C)
é falso que as diferenças de comportamento existentes entre
pessoas de sexo diferentes sejam determinadas geneticamente.
D)
uma menina que recebeu menos incentivo de seu grupo cultural
para gostar de matemática tenderá a ter um desempenho mais fraco do que o de um
menino que tenha sido estimulado a gostar das ciências exatas.
E)
as diferentes aptidões de homens e mulheres não se devem a
causas naturais.
A história de um povo pode interferir de muitas formas em
sua cultura. Podemos perceber isso principalmente através do que segue:
A)
A história precisa ser conhecida pelos indivíduos de um
grupo, do contrário eles não podem ser influenciados por ela.
B)
É através da relação
com a história através de uma herança cultural, que não se dá de forma
consciente, que os indivíduos atuam em uma sociedade.
C)
Apesar de percebermos a influência da história em nossa
cultura, não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso.
D)
Os mesmos fenômenos históricos afetam de forma idêntica
culturas que são diferentes.
E)
É principalmente através da cultura material que percebemos
a influência da história em nossa cultura, pois a cultura imaterial não nos
influencia tanto.
Em
nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social
moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes
observações:
A)
Nossa
sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma
cultura para todos os indivíduos. A essa imposição denominamos cultura de
massa.
B)
Não
podemos saber exatamente que tipo de influência cultural cada indivíduo recebeu
em nossa sociedade, pois as culturas erudita, popular e de massa são muito
semelhantes entre si.
C)
A
história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se
relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. As
pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura.
D)
Esses meios estão
presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a
profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de
comportamento e estilos de vida.
E)
Apesar da influência da cultura de
massa no gosto de grande parcela da população, os indivíduos que fazem parte da
massa não se deixam influenciar em termos de comportamento pelo gosto alheio.
Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo
quantitativo e psicológico. Essa colocação está:
A)
Errada, pois a massa significa apenas uma grande quantidade
de pessoas, não atingindo a afetividade dos indivíduos.
B)
Correta, pois a massa é ao mesmo tempo
um fenômeno demográfico de concentração urbana, e psicológico, uma vez que os
indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura.
C)
Correta,
pois ao mesmo tempo em que falar em massa significa falar em um grande número
de pessoas, elas são afetadas psicologicamente, pois resistem às possíveis
influências dos meios de comunicação de massa, o que as torna estressadas.
D)
Errada,
pois não é possível perceber como o fenômeno associado à existência de uma
massa de pessoas pode afetar psicologicamente os indivíduos.
E)
Correta em termos, pois ao mesmo tempo em que podemos
perceber que fazer parte da massa significa que há muitas pessoas envolvidas em
processos semelhantes, não há evidências de que isso possa afetar
psicologicamente os indivíduos.
Quando
pensamos a cultura de um grupo social, é possível ressaltar diferentes aspectos
que a caracterizam. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e
sentir que são característicos desse grupo, que são seu patrimônio.
Essa
ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de
cultura?
A)
cultura
erudita.
B)
cultura de classe.
C)
cultura popular.
D)
cultura de massa.
E)
cultura
patrimonial.
Algumas
pessoas acreditam que a cultura não tem qualquer relação com a economia ou com
a política. Assinale a alternativa correta:
A)
Não
é possível afirmar que o domínio econômico por uma classe social ou por um país
possa interferir na cultura de uma sociedade, ou de diferentes sociedades.
B)
A
economia interfere na cultura, e isto pode ser percebido através dos
desempregados, que não têm dinheiro para fazer cursos, ou mesmo ir ao cinema;
mas a política não tem capacidade de interferir na cultura.
C)
A política pode interferir na cultura, e isto pode ser
percebido pela necessidade do Estado investir em educação, por exemplo; mas a
economia não tem capacidade de interferir na cultura.
D)
Sim,
economia e política têm muita relação com a cultura, por isso é que todos
reconhecem a importância de impedir o acesso à educação e todas as formas de
arte e lazer para que seja dada mais prioridade para a economia e a produção
industrial.
E)
Não podemos discutir
cultura ignorando as relações de poder; a cultura é um produto da história
coletiva onde as forças da sociedade se confrontam para transformá-la e se
beneficiar.
Sabemos que existe uma relação entre o desenvolvimento da
sociedade capitalista e a forma como a cultura é compreendida e utilizada nos
dias de hoje. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
A)
A
ciência e o domínio dos saberes culturais estão associados ao desenvolvimento
do progresso atualmente, e o capitalismo necessita uma constante transformação,
por isso os centros de poder se preocupam com a cultura.
B)
Para o capitalismo, a única
importância que tem a cultura é como um fenômeno que permite compreender as
crenças e hábitos de um povo, para produzir teses a esse respeito.
C)
Na sociedade capitalista, a cultura
é utilizada como uma forma de manter a sociedade sem grandes transformações,
para que a ordem social sempre permaneça a mesma.
D)
Para o capitalismo, o aspecto que mais interessa da cultura
é a produção de tecnologia e todos os saberes técnicos; a arte, a ciência e a
diversão não são de grande interesse.
E)
No processo de desenvolvimento
capitalista, a cultura se transformou em uma forma de compreender a
diversidade, por isso não há muita preocupação com aspectos culturais de nossa
sociedade.
Existe um termo bastante utilizado
hoje em dia para fazer referência à relação entre política, economia e cultura,
que é o de “democratização da cultura”. A esse respeito, assinale a alternativa
correta:
A)
Para democratizar a cultura é
necessário que as classes com pouco poder aquisitivo tenham acesso aos produtos
da cultura erudita.
B)
Uma
verdadeira política de democratização cultural deve assegurar que todas as
formas de manifestação cultural possam circular em toda a sociedade, garantindo
a todos o acesso tanto à cultura erudita, como à cultura popular.
C)
Não há como democratizar
verdadeiramente a cultura, pois apenas com muito investimento econômico se
consegue uma cultura de qualidade, e a cultura popular por exemplo, mesmo com
investimento não consegue qualidade.
D)
Democratizar a cultura significa levar a cultura popular
para as classes sociais mais privilegiadas, pois essas não conseguem ter acesso
às verdadeiras manifestações de seu povo.
E)
A cultura erudita não precisa de
políticas de democratização cultural, pois já existe um grande investimento
voltado para ela; já a cultura popular depende apenas do Estado, e não do
mercado, por isso há a necessidade de planos de democratização para essa
cultura.
Além
da diversidade cultural existe a desigualdade cultural. Sobre isso assinale a
afirmativa correta:
A)
Desigualdade cultural deve ser um termo utilizado para o
fato de que em todos os lugares, cada povo produz seu próprio modo de vida, e
diversidade cultural deve ser utilizado para o fato de que cada grupo social,
dependendo de sua posição econômica, pode ter mais acesso aos bens de uma
cultura, como educação, artes e lazer.
B)
A diversidade cultural existe apenas de uma sociedade para
as outras, enquanto a desigualdade cultural é um fenômeno que só pode ser
percebido dentro de cada cultura.
C)
A
diversidade cultural se refere aos diferentes modos de vida, saberes, tradições
e hábitos de um povo; já a desigualdade cultural se refere às desigualdades
econômicas que fazem com que os grupos dominantes economicamente tenham mais
privilégios à produção cultural como a educação, as artes, o lazer e assim por
diante.
D)
Tanto a diversidade como a desigualdade cultural fazem parte
apenas das culturas mais evoluídas no capitalismo atualmente.
E)
A diversidade cultural existe em todas as culturas, mas a
desigualdade cultural existe apenas em sociedades pouco evoluídas no
capitalismo, que ainda não conseguiram muito progresso técnico.
Uma característica marcante das
identidades culturais no mundo globalizado contemporâneo é a que segue:
A)
a
imposição de um único modelo referencial para a constituição das identidades,
anulando a possibilidade da diversidade cultural;
B)
tem predominado a consciência sobre
a necessidade de respeitar a diversidade cultural, por isso existe uma intensa
troca de experiências culturais para definir todas as identidades atualmente;
C)
as identidades nacionais passam a ser mais importantes que
as identidades globalizadas e desenraizadas;
D)
deixa
de existir um único modelo de referências simbólicas para a construção das
identidades, surgindo um número imenso de identidades grupais dentro de uma
mesma sociedade;
E)
existe uma maior flexibilidade para que cada sociedade
escolha qual cultura quer adotar como modelo; esse processo é portanto
unicamente de caráter político, pois pressupõe que uma sociedade se posicione
criticamente em relação ao multiculturalismo presente na mundialização cultural.
Ao nos depararmos com a diferença, existe uma tendência a
criarmos o que se chama de “estereótipo”. A esse respeito, assinale a
alternativa CORRETA:
A)
Criar
estereótipo é equivalente a rotular uma pessoa ou um grupo, ou seja,
identificar as características mais importantes para definir sua identidade.
B)
Estereotipar as pessoas é uma forma imparcial e legítima no
contato com a diferença, uma vez que é um recurso que determina relações de
reciprocidade.
C)
Ao
definirmos as características essenciais de um grupo, devemos respeitar suas
características próprias através do estereótipo.
D)
O
fato de estereotipamos pessoas ou grupos demonstra que identidades culturais
não podem ser conteúdo de disputas políticas, pois identidades fazem parte de
definições pessoais e não do jogo social.
E)
Quando distorcemos a identidade do
outro, inferiorizando-o por causa de algum traço marcante de sua identidade.
O preconceito além de ser um
mecanismo etnocêntrico de proteção das identidades sociais e culturais também
pode funcionar como uma venda que impede os sujeitos de ver o mundo.
A)
sim,
a afirmativa está correta, pois o preconceito e o etnocentrismo são as únicas
práticas possíveis para que as diferenças culturais e valorativas dos sujeitos
possam ser preservadas gerando uma visão que adapta o sujeito à sua própria
cultura.
B)
sim, a afirmativa está correta, pois o
preconceito é uma forma exacerbada de etnocentrismo e isso impede os sujeitos
de atingirem uma experiência social mais próxima da totalidade que pode ocorrer
quando incluímos o outro.
C)
não,
a afirmativa está errada, pois o preconceito não é um mecanismo etnocêntrico e
sim uma forma de intolerância com a diferença.
D)
não,
a afirmativa está errada, pois a visão de mundo dos sujeitos não pode ser pode
ser limitada pelo preconceito, e sim pelos filtros simbólicos da realidade.
E)
tudo é relativo, e muitas vezes o preconceito pode ajudar a
aproximar as pessoas.
A
importância da pesquisa de campo na observação antropológica do outro, pode ser
corretamente associada com:
A)
pelo fato de terem oportunidade de conviver com o “outro”,
os antropólogos podem compreender melhor e desenvolver planos de ação mais
viáveis para as culturas estudadas, interferindo naquela realidade.
B)
o
antropólogo necessita apoio áudio-visual de uma equipe especializada, pois a
permanência em campo exige o registro imediato de todas as situações vividas.
C)
a
antropologia aconselha aos pesquisadores que não abram mão de seus próprios
valores, não se deixando influenciar pelo “outro” na experiência da observação
participante.
D)
esse tipo de pesquisa
exige uma mudança de valores por parte do pesquisador, para que seja possível
compreender o “outro” a partir de sua própria visão de mundo.
E)
o
objetivo da pesquisa de observação participante é dar voz ao “outro”; ao dar
oportunidade do outro se posicionar, o antropólogo pode permanecer imparcial,
sem se deixar influenciar pelas opiniões de seus entrevistados.
Muito obrigado ☆☆☆☆☆
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